Páginas

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Constelações Familiares

No começo da semana o Simon me levou para conhecer uma terapia interessantíssima, que apresenta dois aspectos importantes para nos conscientizarmos a respeito durante esse período de transição que estamos vivendo, e que pode deixar os novatos muito surpresos com a força e a mágica com a qual ela ocorre: são as Constelações Familiares.

A melhor maneira de entender o que é uma Constelação Familiar é testemunhar a mágica você mesmo, mas para criar a curiosidade necessária, aqui vai uma breve descrição:

Um grupo de pessoas se reune e é liderado por um focalizador propriamente treinado na arte das constelações. Uma pessoa desse grupo é escolhida para apresentar alguma situação ou problema em sua vida que queira resolver ou compreender melhor. O focalizador então realiza uma rápida entrevista com o escolhido, visando entender a situação ou problema, apenas o suficiente para que possa reconhecer os elementos e atores que estão atuando ou atuaram na formação de tal situação.

Uma vez que estes elementos são identificados, a pessoa apresentando a situação, com a ajuda do focalizador, escolhe quais das outras pessoas vão representar os diferentes elementos e atores de sua estória e servirem de instrumento para que o fluxo do universo apresente uma solução ou apenas uma melhor compreensão do que aconteceu.

Por exemplo: para uma difícil situação conjugal, os elementos representados pelo grupo podem ser a mulher, o marido, a filha, o amante e a incerteza. Para uma situação complicada no trabalho, os elementos podem ser o funcionário, o chefe, o computador e o escritório, ou seja, tais elementos podem ser objetos, lugares, sentimentos ou conceitos abstratos, além de normalmente serem pessoas.

Os representantes dos elementos então posicionam-se no centro do círculo, geralmente em pé e em silêncio. E após alguns minutos a mágica começa:

O fluxo do universo, propriamente canalizado pelo focalizador, começa a desenrolar os eventos que tomam ou tomaram lugar dentro de tal situação. As pessoas passam a se movimentar e interagir, não baseado em seus próprios conhecimentos ou técnicas, mas em intuições e sensações com as quais são invadidas pelo fluxo universal. Esse fluxo permite que os presentes atores recriem os movimentos de pessoas e eventos que desconhecem absolutamente, replicando muitas vezes as cenas vividas pela pessoa que apresentou o problema, para que possam ser melhor analisadas e compreendidas.

É parecido com uma peça de teatro, mas os atores são apenas marionetes de uma força maior que brinca ali, posicionando-os em lugares específicos e criando todos os relacionamentos, as vezes misteriosamente, para a formação de uma situação que está alguns movimentos mais adiante, como num jogo de xadrez. Para sentir que força é essa e como ela atua, prove você mesmo.




Então são dois, os importantes aspectos evidenciados pelas constelações:

Primeiro, o fluxo universal em si. A clara atuação de uma força maior. Quando realmente queremos algo, o universo inteiro conspira a nosso favor. Sim, e a maneira como ele conspira, a maneira como ele cria o que queremos é através desse fluxo que existe e move nossas vidas e todos os acontecimentos ao nosso redor. Mas isso pode ser um enorme desafio para nossos egos alienígenas e dessintonizados, que nos convencem da separação da existência e movimentam nossas vidas puramente a partir de medos e ilusões.

Segundo, esse fluxo é capaz de ser recriado! Isso evidencia uma entre duas possibilidades (ou provavelmente as duas juntas) : ou existe uma memória universal na qual tudo é guardado, uma omnisciência divina de onde cada um de nós resgata nossas próprias memórias - pois costumamos achar que pensamentos e memórias são o resultado de reações electro-químicas nas células de nossos cérebros, mas se você tentar achar onde exatamamente nossas memórias são guardadas nesta explicação, irá perceber que não há uma única célula em nossos corpos que possa corresponder a alguma memória específica que temos - ou o tempo é realmente uma ilusão, passado e futuro não existem fora de nossos pensamentos e tudo está disponível no Agora, para ser recriado e revivido a vontade, assim que tomarmos consciência desta opção.

O fluxo é também um dos três aspectos que podem ser usados para dividir e melhor compreender a atuação de grandes mestres, como escreverei algumas postagens mais adiante. Mas assim como em todos os estágios do caminho espiritual, não faz muita diferença entender as constelações mentalmente apenas, através de palavras. A diferença ocorre quando você experimenta, quando vive aquilo para o qual as palavras apontam.

Para viver constelações no Brasil, encontrei numa busca rápida no google estes websites:

http://www.institutohellinger.com.br/

http://www.institutouniao.com.br/constelacaofamiliar/

http://www.constelacaofamiliar.com.br/


E não se preocupe se você não tiver certeza sobre o que precisa constelar, o fluxo sabe e vai te mostrar.